Virus de computador - Como proteger o computador

Virus de computador - Virus de pc

Para quem é usuário de computador reconhece que os vírus de computador ou virus do computador são uma verdadeira praga. Representam hoje um dos maiores problemas para as máquinas. Apesar de sinceros esforços de empresas especializadas em computador. Os virus de computador parecem vencer a luta pela proteção, mas a luta ainda não chegou ao fim. Estima-se que mais de 03 mil novos virus de computador ou virus de pc são criados a cada dia. Para entender como os vírus estão agindo na internet veja o caso do virus no facebook. Mas talvez você ainda nao tenha muito conhecimento em informática e talvez se pergunte o que é um vírus de computador, virus do computador, virus de pc?. Na verdade os virus de computador / virus de pc consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ou infectar alguma máquina. Há diversas formas de agir destes vírus, alguns virus apagam dados, outros capturam informações e enviam para os desenvolvedores ou até mesmo alterando o funcionamento da máquina. Muitos sistemas ou software estão sujeitos aos virus, especialmente as máquinas cujo sistema operacional é o Windows. Dá-se o nome de vírus a estes programas por que sua ação é muito parecida com a dos vírus reais. Eles depois de instalados se multiplicam, causando assim o mal funcionamento do computador e causando lentidão nos processamentos. Como você pode ver os virus de computador / virus do computador são uma verdadeira praga e é importante saber se proteger. Alguns vírus são enviados por email, este tipo de vírus enviados por email são responsáveis por muitas infecções.

Como agem os vírus

A linguagem assembly e C são pioneiras no processo de criação de vírus. Já atualmente os vírus são criados mais facilmente, o que facilita a criação de milhões de vírus de computador e espalhá-los mais fácil ainda. As macros de determinados programas e alguns programas que permitem a criação de script são também uma grande fonte de criação de vírus.

Antigamente para haver uma infecção de um computador era necessário o uso de disquetes ou arquivos infectados. Agora os virus de pc podem em poucos minutos alcançar milhões de computadores em todo o mundo. Como? Através da grande rede, a internet. O meio mais difundido de espalhar estes vírus é através de emails onde o usuário é convencido de clicar no link ou arquivo em anexo e neste ponto ocorre a contaminação do computador. Muitos emails às vezes são bastantes convincentes ou aguçam a curiosidade do internauta, frases do tipo: nossa suas fotos da balada foram parar na net! veja!. Outras: "Vi suas fotos e fiquei pensando o que os nossos amigos vão pensar? veja você mesmo!". Outras abordam temas de sexo ou oferecem um acervo de fotos ou vídeos de pessoas transando.

Desmentindo alguns fatos  e mitos

Muita gente acredita que os vírus de computador / virus do computador podem danificar o hardware. Por exemplo, fala-se muito que um vírus pode queimar  a placa mãe, danificar o hd ou coisa do tipo. Veja bem, vírus são softwares ou seja são programas executáveis, só agem virtualmente e portanto não têm capacidade de danificar qualquer equipamento fisicamente. O que pode acontecer é que alguns vírus podem apagar a bios da placa mãe. Aí sim, pode acontecer isso. Mas atualmente as bios dos computadores estão melhor protegidas, sendo que a ocorrência desses fatos ocorrem menos frequentemente. Mas se acontecer que um vírus apague a bios de sua placa mãe não entre em pânico, atualmente é possível reinstalar a bios da maioria das placas mães.

 Tipos de pragas ou tipos de virus de computador / virus de pc

As chamadas "pragas digitais" que também são chamadas de virus são milhares e para fazer uma lista de todas elas não caberia neste post, mas descrevemos a seguir alguns tipos de pragas mais comuns:
Worm
 Tradução "vermes". Estes são considerados um tipo de vírus mais inteligentes que o restante da família. A diferença está na capacidade de propagação rápida, tanto pela grande rede "internet" ou mesmo através de rede interna. Geralmente sua ação é silenciosa e o usuário só percebe que seu computador está cheio de vírus quando a máquina passa a apresentar sérios problemas de funcionamento e execução de programas. Sua ação vai desde capturar endereços de emails nos arquivos dos usuários, usar o serviço de envio de email (smtp) ou qualquer outro meio que possibilite sua propagação. Não é a toa que é considerado o mais inteligente.

Spywares, keyloggers e hijackers

Ficou convencionado que estes não podem ser chamados de vírus, mas acredite eles representam grande perigo. Os Spywares têm a capacidade de ficar espionando o internauta e capturam informações sobre eles. Geralmente alguns spywares vêem embutido em programas na internet, quando o usuário visita sites de conteúdo duvidoso.
Já os Keyloggers são pequenos programas que vêem junto ou escondido dentro de outros programas ou até mesmo dentro de fotos ou qualquer outro software suspeito, sua função é capturar tudo que é digitado no teclado com o objetivo de capturar senhas.
Os Hijackers são programas ou scripts que se apoderam de navegadores de internet, especialmente o famoso internet explorer. Causam diversos transtornos cmo mudar a página inicial do navegador, exibem popups e muitas outras coisas que causam problemas ao computador e consequentemente ao usuário.

O que pode proteger o computador dos vírus?

O antivirus
No mercado podemos encontrar uma variedade de antivírus à venda. O segredo dos antivírus é sempre mantê-los atualizados. Por que a quantidade de vírus que surgem diariamente é enorme, daí a importância de manter sempre o antivírus em dias. A grande maioria dos antivirus têm capacidade da fazer atualização automática. Aproveitamos o tema virus de computador - como proteger o computador e disponibilizamos o endereço eletrônico de alguns dos melhores antivírus, veja:

 McAfee - McAfee - http://www.mcafee.com.br - Baixe a versão de teste, gostando do antivirus você tem a opção de comprar o comercial.
Norton AntiVirus - Symantec - www.symantec.com.br - Você pode baixar uma versão de teste, depois se gostar do antivirus pode comprar a versão comercial.
Panda Antivirus - Panda Software - www.pandasoftware.com.br - Também oferece versão de degustação, caso goste compre a versão completa.
Existem outras ferramentas desenvolvidas também para remover vírus de computador, faça uma pesquisa extra. Na grande maioria essas ferramentas são desenvolvidas para combater vírus perigosos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Gabriela Faria disse...

Apesar do post ser de 2010, acho que tem muita coisa atual aí. Essas dicas de segurança valem para sempre! São coisas que temos que fazer e evitar para que a gente fique livre dessas ameaças online. Além de tomar essas medidas, eu uso antivírus no computador, o PSafe. Tem boas opções no mercado como AVG, Avast e todos eles são de graça. Então nem é desculpa "ah não vou instalar não" pq nem precisa pagar.